Razões para a UE introduzir a nova Etiqueta de Pneus
Por forma a disponibilizar informação padronizada sobre eficiência no consumo de combustível, aderência em piso molhado e ruído de rolamento, a União Europeia introduzirá uma etiqueta, obrigatória para todos os novos pneus. Em novembro de 2012 foi introduzida, em toda a Europa, uma etiqueta de pneus normalizada. A etiqueta pretende munir os consumidores com alguma informação essencial para os ajudar na escolha de novos pneus (aqui explicada utilizando o exemplo de pneus para automóveis ligeiros).
Como ler a etiqueta?
Resistência ao rolamento (eficiência nos consumos)
A eficiência do consumo de combustível é importante tanto para reduzir as emissões de CO2 como o custo de conduzir. As categorias são A (verde) a G (vermelha). A categoria D não é utilizada aqui. A diferença entre cada categoria significa redução ou aumento do consumo de combustível na ordem dos 0.10 a 0.15 litros por 100 Km, para um automóvel com gasto médio de 6.6 litros por 100 Km.
Aderência em piso molhado (Performance na travagem)
A aderência em piso molhado é uma característica essencial de segurança dos pneus e está relacionada com a capacidade de o veículo parar rapidamente em estradas molhadas. Pode ser medida pela distância de travagem nestas condições. Existem categorias de A a G. D e G não são utilizadas aqui. A diferença entre cada categoria representa a distância de um e dois comprimentos de automóvel (entre 3 e 6 metros), quando a travar a partir de 80 km/h. A diferença entre as categorias A e F é de mais de 18 metros na distância de travagem.
Ruído (Ruído Exterior)
Este item é referente ao ruído exterior produzido pelo pneu e é medido em decibéis. Quantas mais barras negras visíveis na etiqueta, mais ruidoso será o pneu.
Declaração:
Sublinhando o facto de as economias reais de combustível e a segurança rodoviária dependerem muito do comportamento dos condutores, em particular o seguinte: