Óleo:
Para evitar a acumulação de resíduos e sujidades no motor, o filtro do óleo do motor tem uma importância fundamental. Com o tempo, há a tendência para os filtros entupirem, diminuir a pressão do óleo dentro do motor o que acaba por comprometer a lubrificação.
Os filtros de óleo têm a função de armazenar as impurezas de óleos antigos, assim como absorvem as partículas de carvão suspensas no lubrificante.
O óleo mal filtrado também provoca um desgaste prematuro das peças do motor, como pistões, cilindros, anéis, válvulas e mancais.
O filtro de óleo é uma peça que deve ser trocada, de acordo com o período indicado no manual do seu veículo.
Ar:
A principal função do filtro de ar, traduz-se em filtrar o ar que vai para o interior do motor, onde é comprimido junto com o combustível nas câmaras de combustão.
Este filtra as impurezas presentes na atmosfera, como o pólen, partículas de pó e pequenos detritos que o próprio carro, ou o carro que circula à frente levanta do chão.
As consequências mais comuns de uma deficiente filtragem do ar, são explosões pouco consistentes, tendo como consequência um rendimento inconstante do motor, o que pode provocar acidentes, ou situações complicadas no trânsito, devido ao motor poder não dar uma resposta que corresponda às nossas expectativas.
Para além das desagradáveis explosões pouco consistentes, há também o aumento do consumo de combustível.